Ir para conteúdo principal

Notícias Conteúdo

03 de Novembro de 2021

Excelência na gestão pública

 

Seminário Regional MEG Tr em Costa Rica MS

O diretor presidente do MS Competitivo e membro do comitê gestor do MEG TR MS, Reginaldo Lima, participou em Costa Rica/MS nos dias 27, 28 e 29 de outubro do Seminário Regional - Modelo de Excelência em Gestão das transferências da união – MEG TR. O MS Competitivo foi um dos patrocinadores do evento que teve por objetivo sensibilizar as lideranças da região e capacitar os servidores dos municípios da região de Costa Rica/MS para implementar o MEG Tr até 30 de março de 2022.
 
Nos dias 27 e 28 de outubro ocorreu o curso de Preparação de Multiplicadores do Modelo de Excelência em Gestão das transferências da união – MEG TR, ministrado pelo coordenador nacional do MEG Tr, Esaú Mendes Sirqueira do Departamento de Transferência da União DETRU/SEGES/Ministério da Economia, com o apoio do Sr. Reginaldo Lima. Participaram do curso cerca 57 servidores que serão os responsáveis por realizarem as autoavaliações e planos de melhoria da gestão dos municípios.

Na sexta-feira (29), das 8 às 12 horas, aconteceu o Seminário Regional no Auditório da Secretaria Municipal de Educação. Reginaldo Lima, discorreu para mais de 200 pessoas como o MS Competitivo tem contribuído para melhoria da gestão pública e privada desde 2004, e ainda apresentou casos de sucesso de organizações que adotaram o modelo, por fim, desafiou os gestores a liderarem o processo de transformação da gestão pública, alinhando “paixão/conhecimento” do município com o método MEG Tr, para buscar os resultados que a sociedade espera.
 
O evento ainda contou com as palestras de: Esaú Mendes do Siqueira Departamento de Transferência da União DETRU/SEGES/Ministério da Economia; do Secretário Adjunto da Secretaria de Infraestrutura de MS e Presidente da Associação de Prefeitos e Ex Prefeitos de MS, Pedro Arlei Caravina; do Coordenador Estadual da Rede Mais Brasil de MS e Assessor de Gabinete da SEINFRA, Luís Carlos Morente; do representante da SEGOV Thaner Castro Nogueira; do Gestor Municipal de Convênios e Presidente do Comitê de Implantação do MEG-TR em Costa Rica, Weder Menezes e do prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos.


MEG-Tr
 
Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-Tr) é formado por padrões de referência para a gestão organizacional constituídos pela integração e compilação de boas práticas de gestão, visando ao aprimoramento organizacional, ao aperfeiçoamento dos fluxos e práticas, à maximização dos níveis de eficiência e efetividade e ao aumento da capacidade de geração de valor.
 
O MEG-Tr está fundamentado na Portaria nº 66, de 31 de março de 2017, e na Instrução Normativa nº 05, de 24 de junho de 2019, tendo como objetivos contribuir com o aumento da maturidade de gestão e governança no âmbito dos órgãos que operam recursos oriundos das transferências da União e aprimorar a efetividade na entrega de valor público à sociedade brasileira.
 
Saiba mais: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/plataforma-mais-brasil/modelo-de-excelencia-em-gestao-meg-tr