Ir para conteúdo principal

Notícias Conteúdo

19 de Junho de 2020

UFMS é certificada no Modelo de Excelência da Gestão (MEG); Universidade Pública iniciou o processo de implementação em 2018.

 

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul tornou-se a primeira instituição de ensino pública a ser certificada na categoria Rumo a Excelência – 500 pontos do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) na última quinta-feira (18/06). O reitor Marcelo Turine recebeu a placa de homenagem e o certificado em cerimônia transmitida, ao vivo. O presidente do MS Competitivo e também do Sistema Comércio MS, Edison Araújo, elogiou a iniciativa da UFMS por ter apostado no modelo de excelência que promove, de maneira sistêmica e gradativa, processos de gestão que fazem a organização otimizar as entregas a sociedade. “Uma instituição do porte da universidade federal ter abraçado esse desafio prova que, hoje, o assunto é urgente e primordial em organizações de todos os portes”.

A UFMS é a maior universidade de MS, atua em nove municípios, conta com 3.700 servidores e oferece 115 cursos de graduação, 70 de pós-gradução e doutorado, tornando-se uma instituição desafiadora em vários aspectos da gestão.  “Passar por um processo de certificação nos traz um orgulho muito grande. Foram etapas; iniciamos em 2018 com o diagnóstico da gestão, em 2019 elaboramos e implementamos os planos de melhoria, agora em 2020 fomos auditados e conseguimos esse patamar que, não para aqui: queremos continuar na busca de uma melhoria contínua da gestão”.

Em Mato Grosso do Sul o MEG é conduzido pelo MS Competitivo, que está sob a gestão da Fecomércio MS. Criado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o modelo é uma metodologia para avaliação do nível de maturidade da gestão das organizações, auxiliando no desenvolvimento de uma visão sistêmica de todos os âmbitos organizacionais.

“Esta é a terceira certificação da jornada promovida pelo MS Competitivo e é recompensador ver as empresas, de todos os portes, buscarem a melhoria de seus processos organizacionais. Todos ganham, já que é possível identificar, com clareza, as forças e fraquezas e desenvolver processos de correção ou de melhorias, implementando metodologias e ferramentas que possibilitam, aos poucos, a maturidade da gestão”, explica o coordenador do MEG, Reginaldo Lima.

A cerimônia foi transmitida no canal do MS Competitivo no YouTube e pode ser acessada pelo endereço: https://bityli.com/0ZTaN
 
Próximos eventos:
 
Para apoiar as organizações de saúde com a gestão o MS Competitivo realizará nos dias 07, 08 e 09 de julho ás 14h a Série Gestão na Saúde "Gestão e Pandemia: usando os conceitos de gestão para minimizar a crise". A especialista em gestão Ivana Mara abordará os desafios do Sistema de Saúde, a abrangência da gestão nas organizações de saúde e os principais insights para incorporar na gestão.
 
A transmissão será realizada pelo canal do MS Competitivo no YouTube: MS Competitivo.