Ir para conteúdo principal

Notícias Conteúdo

19 de Dezembro de 2018

​Hospital Universitário visita outras organizações de saúde para conhecer boas práticas de gestão.

 

Realizar troca de experiências e verificar boas práticas de gestão das unidades de saúde que adotam o Modelo de Excelência da Gestão - MEG, visando a melhoria da gestão e a preparação para o prêmio MS Qualidade da Gestão MS 2019, com este objetivo o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian -  HUMAP-UFMS realizou visitas de benchmarking na Santa Casa de Campo Grande e no Hospital Militar de Área, nos dias 12 e 13 dezembro de 2018 respectivamente. O MS Competitivo apoiou na identificação das organizações que foram visitadas, na disponibilização da ferramenta de benchmarking, assim como no acompanhamento durante as visitas na pessoa do seu Diretor-Presidente Cel. Walney Pinheiro de Ávila, que esteve junto com  os servidores do HUMAP-UFMS,  Rogério Elói Gomes Bezerra, Marcelo Gomes Soares, Administrador, chefe do setor de suprimentos; Elisabeth de Souza Andrade, Administradora, chefe da unidade de planejamento; Fernando Aguilar Lopes, farmacêutico, chefe do setor de gestão do ensino; Alberto Rikito Tomaoka, Administrador, chefe da unidade de monitoramento. Analisar as conclusões das informações obtidas durante as vistas e as eventuais implementações de planos de melhorias para às lacunas identificadas é próximo passo dessa equipe do Hospital Universitário.

Processos de gestão foco das visitas na Santa Casa: Processo de preparação da Santa Casa para participação no prêmio MS Competitivo, ciclo 2018; indicadores de gestão mais relevantes; sala de situação (sala de controle) foram vistos os processos que são monitorados e sua operacionalização, que visa maior eficiência no atendimento dos pacientes; gestão de filas; gestão de leitos; gestão de altas hospitalares; gestão de estoque; gestão de aquisições, entre outros.

Processos visitados no Hospital Militar de Área de Campo Grande: Principais indicadores de gestão; processo de gestão de marcação de consultas e exames; gestão de filas; processo de gestão de estoque; processo de gestão de aquisições; processo de gestão de distribuição de medicamentos e de dispensação ao paciente, entre outros.

A promoção do compartilhamento de experiências de gestão, seja por meio de visitas de benchmarking ou de palestras com representantes de empresas que se destacam pela gestão de excelência, é um dos pilares institucionais do MS Competitivo.